O Hyundai Santa Fe está de volta ao Brasil, e a notícia já está agitando o mercado de SUVs. Depois de um tempo longe das ruas brasileiras, o utilitário de sete lugares promete voltar com tudo em 2025, trazendo um design ousado, muita tecnologia e opções de motorização que podem agradar aos mais diversos perfis de motoristas. Mas será que ele tem futuro por aqui? Vamos descobrir!

Um Design Que Chama a Atenção
O novo Santa Fe não passa despercebido. Com um visual poligonal e quadrado, ele se destaca em meio aos SUVs mais tradicionais. A frente traz faróis de LED no formato de “H”, interligados por um friso iluminado, dando um toque moderno e futurista. A traseira, por sua vez, é um dos pontos mais polêmicos do design, com linhas retilíneas e lanternas também em formato de “H”, posicionadas na parte inferior da tampa do porta-malas.

De lado, o SUV mantém as linhas retas, mas com detalhes que quebram a monotonia, como as molduras dos para-lamas estampadas na carroceria. Com 4,83 metros de comprimento e 2,81 metros de entre-eixos, ele compete diretamente com modelos como o VW Tiguan Allspace e o Caoa Chery Tiggo 8. Ou seja, é grande, espaçoso e imponente.
Tecnologia e Conforto Que Impressionam
Se por fora o Santa Fe já chama a atenção, por dentro ele não decepciona. O interior é um show à parte, com materiais de alta qualidade, texturas bem trabalhadas e acabamentos que transmitem sofisticação. O destaque fica por conta das duas telas curvadas de 12,3 polegadas, que integram o painel de instrumentos digital e o sistema multimídia. Além disso, o SUV ainda oferece dois carregadores por indução para smartphones no console central, um detalhe que vai agradar quem vive conectado.

Motorização: Opções Para Todos os Gostos
O novo Hyundai Santa Fe chega com uma variedade de opções de motorização, o que pode ser um grande trunfo para conquistar o mercado brasileiro. A versão a gasolina traz um motor 2.5 aspirado de 194 cv e 25 kgfm de torque, além de uma variação turbo com 281 cv e 43 kgfm de torque. Ambos vêm acoplados a um câmbio automático de oito marchas, garantindo desempenho e suavidade na troca de velocidades.

Para quem prefere tecnologias mais sustentáveis, o Santa Fe também oferece versões híbridas (HEV) e híbridas plug-in (PHEV). Ambas utilizam um motor 1.6 TGDI como base, mas com diferentes configurações elétricas. A versão HEV combina um motor térmico de 160 cv com um elétrico de 60 cv, totalizando 215 cv de potência.

Já a PHEV, com um motor elétrico mais potente (91 cv), chega a 253 cv de potência combinada. Além disso, a versão plug-in conta com uma bateria de 13,8 kWh, que oferece uma autonomia de até 65 km no ciclo WLTP – perfeito para quem busca economia no dia a dia.
E No Brasil, Como Fica?
A Hyundai ainda não confirmou qual motorização será oferecida no Brasil, mas é certo que o Santa Fe chegará por aqui no primeiro semestre de 2025. A marca coreana está empenhada em recuperar o tempo perdido no mercado brasileiro e promete trazer outras novidades, como a nova geração do Kona (com versões híbrida e elétrica) e o possível retorno do sedã Elantra. Além disso, a produção da nova geração do Tucson na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) e uma picape intermediária nos moldes da Santa Cruz devem fechar a lista de lançamentos para 2025.

O Santa Fe Tem Futuro Promissor?
O Hyundai Santa Fe chega com tudo para conquistar um espaço no competitivo mercado de SUVs no Brasil. Com um design arrojado, interior bacana e opções de motorização que atendem desde os fãs de motores a combustão até os simpatizantes de tecnologias híbridas, ele tem tudo para fazer sucesso. No entanto, tudo vai depender da aceitação do consumidor nacional.

Uma coisa é certa: o Santa Fe não é mais aquele SUV dos anos 2000. Ele evoluiu, se modernizou e está pronto para enfrentar a concorrência de peito aberto. Resta saber se os brasileiros vão abraçar essa nova fase do utilitário coreano. E você, está ansioso para ver o Santa Fe nas ruas? Conta pra gente nos comentários!