Poucos carros conseguem capturar a imaginação e o coração dos entusiastas de clássicos como o Ford Maverick. Lançado na década de 70, o Maverick se destacou pelo seu design imponente, motor potente e estilo que marcou uma geração. E agora, quase 50 anos depois, Reginaldo de Campinas nos surpreende com mais uma raridade: um Ford Maverick Super Luxo 1974, com motor V8 e apenas 49.000 quilômetros rodados.
Esse exemplar, preservado de maneira impecável, parece ter saído diretamente de uma máquina do tempo. Com uma carroceria na cor vinho e todos os detalhes originais intactos, este Maverick é o sonho de qualquer colecionador de carros clássicos.
Uma cápsula do tempo em forma de carro
Esse Ford Maverick Super Luxo é mais do que apenas um carro antigo — é uma relíquia histórica. O modelo conta com o icônico motor V8, famoso por seu ronco inconfundível e performance admirável. E o melhor de tudo? Apesar dos seus 50 anos de existência, ele está praticamente novo, com 49.000 quilômetros rodados, o que demonstra o cuidado extremo que seus donos tiveram ao longo dos anos.
Com seu câmbio manual, dirigibilidade clássica e o prazer de guiar um V8, esse Maverick proporciona uma experiência única. Além disso, o fato de ser um modelo de duas portas reforça ainda mais seu caráter esportivo e clássico.
Destaques do Ford Maverick Super Luxo 1974
- Ano: 1974
- KM: 49.000 km
- Portas: 2 portas
- Combustível: Gasolina
- Câmbio: Mecânico
- Cor: Vinho
- Motor: V8
Um clássico valorizado no mercado de colecionadores
O mercado de carros clássicos sempre tem uma demanda significativa por veículos bem conservados, e o Ford Maverick Super Luxo 1974 não é uma exceção. Com sua originalidade preservada, motor V8 e baixo número de quilômetros rodados, esse exemplar certamente terá um lugar de destaque entre colecionadores e entusiastas de muscle cars.
Esse Maverick, em específico, carrega uma aura de exclusividade. Modelos bem cuidados como este são raríssimos, e encontrar um com essa quilometragem e estado de conservação é algo que pode elevar seu valor no mercado, além de garantir que o novo proprietário tenha em mãos um pedaço da história automotiva.
Especificações Técnicas
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 10,8 s
- Velocidade máxima: 182 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Marchas: 4
- Tração: Traseira
Motor
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 4.942 cm³
- Cilindros: 8 em V
- Código do motor: Windsor 302
- Comando de válvulas: No bloco, corrente
- Curso do pistão: 76,2 mm
- Diâmetro do cilindro: 101,65 mm
- Disposição: Longitudinal, dianteiro
- Peso/potência: 7,1 kg/cv
- Peso/torque: 35,2 kg/kgfm
- Potência específica: 39,9 cv/litro
- Potência máxima: 197 cv a 4.600 rpm
- Razão de compressão: 7,5:1
- Torque específico: 8,0 kgfm/litro
- Torque máximo: 39,5 kgfm a 2.400 rpm
- Tuchos: Hidráulicos
- Válvulas por cilindro: 2
Dimensões
- Altura: 1.364 mm
- Bitola dianteira: 1.430 mm
- Bitola traseira: 1.430 mm
- Comprimento: 4.580 mm
- Distância entre-eixos: 2.619 mm
- Largura: 1.791 mm
- Peso: 1.390 kg
- Porta-malas: 417 litros
- Tanque de combustível: 100 litros
- Vão livre do solo: 173 mm
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro mínimo de giro: 11,2 m
Autonomia
- Rodoviária (Gasolina): 600 km
- Urbana (Gasolina): 450 km
Consumo
- Rodoviário (Gasolina): 6 km/l
- Urbano (Gasolina): 4,5 km/l
Em suma, o Ford Maverick Super Luxo 1974, com motor V8, é um daqueles clássicos que faz qualquer entusiasta sonhar. Encontrar um exemplar como esse, com 49.000 quilômetros rodados e totalmente original, é um privilégio. Ele não só evoca o passado glorioso da indústria automotiva, como também mantém vivo o legado dos muscle cars. Certamente, uma joia rara que merece todo o reconhecimento e admiração no mundo dos colecionadores.