Parati Elétrica? Station Wagon da VW Faz Sucesso na Europa

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A linha de elétricos ID da Volkswagen começou tímida com o ID.3, lá em 2020. Desde então, muita coisa mudou. Hoje, quatro anos depois, a marca já tem uma família completa de modelos elétricos — de SUVs até minivans retrô. E no meio dessa turma está o Volkswagen ID.7, que ganhou recentemente uma versão perua chamada ID.7 Tourer.

Foto: Chris Chilton
Foto: Chris Chilton

Embora já esteja disponível na Europa, o modelo ainda não chegou a países como Austrália ou Estados Unidos. Inclusive, nos EUA, o lançamento foi adiado sem nova data, principalmente por causa da desaceleração no mercado de elétricos. Mas será que a Tourer merece sua atenção? A resposta é sim — e tem bons motivos pra isso.

O que muda na versão Tourer

A Tourer é uma variação do ID.7 com carroceria de perua. Assim como o sedã, ela é construída sobre a plataforma elétrica MEB, usada em toda a família ID. Um dos grandes diferenciais está no entre-eixos, que mede 2.966 mm. Ou seja, é mais longo do que o de rivais como Kia EV6 e Tesla Model 3 — o que já antecipa um interior bem espaçoso.

Foto: Chris Chilton
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Além disso, o desenho da perua garante mais espaço no porta-malas e um visual que, embora discreto, passa mais personalidade do que o sedã. Não é um carro que chama atenção como o EV6, por exemplo. Porém, entrega praticidade com estilo.

Potência, autonomia e carregamento

Na versão intermediária Match Pro S, o ID.7 vem com motor traseiro de 286 cv e 545 Nm de torque. A diferença em relação à versão de entrada está na bateria: 86 kWh no Pro S contra 77 kWh no modelo base. Isso resulta em uma autonomia estimada de até 682 km no padrão europeu (WLTP).

Foto: Chris Chilton
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Em termos de carregamento, o Pro S aceita até 200 kW de potência, o que permite uma recarga de 10% a 80% em cerca de 26 minutos. Sim, o Kia EV6 carrega mais rápido. Mas, por outro lado, o ID.7 roda bem mais com uma carga só — o que significa menos paradas na estrada.

Foto: Chris Chilton
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Além disso, existe a opção de incluir uma bomba de calor por um custo adicional. Dependendo da região onde você mora, pode valer a pena. Em lugares frios, por exemplo, ela pode render até 50 km extras de autonomia.

Conforto e comportamento na estrada

Embora muitos associem carros elétricos a trajetos curtos, o ID.7 prova que também pode ser excelente em viagens longas. Isso porque ele combina boa autonomia com muito conforto e silêncio a bordo.

Foto: Chris Chilton
Foto: Chris Chilton

O isolamento acústico impressiona. O ruído do vento é mínimo, o motor quase não se ouve e o rodar é bem suave. Nosso teste foi feito com um modelo equipado com o pacote opcional que inclui amortecedores adaptativos, vidros acústicos e direção com relação variável. Com esse conjunto, o carro filtra muito bem as imperfeições do asfalto.

No entanto, se você busca emoção ao volante, talvez o ID.7 não seja o mais indicado. A direção é um pouco desconectada e os freios têm um pedal com curso longo, o que compromete um pouco a experiência ao dirigir com mais vontade.

Interior bem resolvido e tecnológico

A Volkswagen foi criticada no passado pelos acabamentos do ID.3. Felizmente, isso mudou no ID.7. Aqui, os materiais são de boa qualidade e os bancos dianteiros oferecem um excelente nível de conforto, com massagem de série, inclusive.

Foto: Chris Chilton
Foto: Chris Chilton

A central multimídia também evoluiu bastante. A tela agora tem 15 polegadas, o que facilita a visualização e o uso. As barras de controle de temperatura são iluminadas, mas ainda sensíveis ao toque. Por isso, muita gente ainda sentiria falta de botões físicos, especialmente para volume e ar-condicionado.

Foto: Chris Chilton
Foto: Chris Chilton

Um ponto negativo continua sendo o volante com botões capacitivos, que não agradam a todos. Curiosamente, outros modelos da VW, como o Golf mais recente, já voltaram aos botões tradicionais — mas o ID.7, não.

Espaço de sobra pra levar tudo (e todos)

Como já era de se esperar com esse entre-eixos, o espaço interno é um dos pontos altos do modelo. Quatro adultos viajam com folga, e o espaço para as pernas no banco traseiro é de fazer inveja a muito sedã grande por aí.

O porta-malas também não decepciona. A versão sedã oferece 532 litros, mas na Tourer esse número sobe para 605 litros. E se você rebater os bancos traseiros, chega a incríveis 1.948 litros — espaço mais do que suficiente para viagens em família ou até para quem precisa carregar equipamentos maiores.

Em comparação, o ID.4 SUV da própria Volkswagen chega a 1.575 litros e o BMW i5 Touring, mais caro, oferece até 1.700 litros. Portanto, a Tourer se destaca nesse quesito. Só faltou mesmo um frunk (porta-malas dianteiro), que poderia ajudar a guardar cabos de recarga e itens menores.

Versátil e Confiável

O ID.7 Tourer não é um carro feito pra empolgar visualmente nem em desempenho. Mas ele acerta em cheio onde realmente importa: conforto, eficiência, espaço e autonomia. Pra quem quer um carro elétrico versátil, confiável e pronto pra encarar a estrada com tranquilidade, ele é uma opção muito interessante.

Ainda que não seja o elétrico mais barato, oferece um pacote bem equilibrado. Se você mora na Europa ou no Reino Unido, vale a pena testá-lo antes de investir em um concorrente mais caro. E se está em outro lugar do mundo, quem sabe não é hora de pedir pra Volkswagen olhar com mais carinho pra esse modelo?

Afinal, nem todo carro precisa ser esportivo ou chamativo. Às vezes, só precisa funcionar bem na vida real — e nisso, o ID.7 Tourer manda muito bem.

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