A startup Slate Auto acaba de revelar seu primeiro modelo e já chamou atenção de quem acompanha o mercado automotivo. Com um conceito que aposta no básico, a empresa — que, segundo rumores, tem apoio financeiro de Jeff Bezos — quer resgatar a ideia de veículos acessíveis, práticos e configuráveis.

De volta às origens
A proposta da Slate é simples: criar um veículo elétrico prático e barato, sem luxos desnecessários, mas que atenda a diferentes tipos de uso. Essa ideia não é exatamente nova. A Toyota já seguiu esse caminho no mercado asiático com o IMV 0, uma caminhonete pequena e barata, vendida por cerca de 10 mil dólares, mas que não atende às regulamentações dos EUA.

A diferença agora é que a Slate quer oferecer algo parecido respeitando as normas norte-americanas — e mantendo o preço baixo. A meta inicial é lançar a picape por menos de 20 mil dólares (já contando os incentivos federais, mas sem incluir taxas e impostos).
Simples, mas muito versátil
A marca quer oferecer uma “folha em branco”, onde o cliente tem liberdade para personalizar o veículo. Por isso, o exterior é bem básico, pensado para receber envelopamentos (a partir de 500 dólares) no lugar da pintura tradicional.

O interior segue a mesma linha: é minimalista e funcional. Nada de grandes telas de multimídia — há apenas um pequeno display atrás do volante e a opção de conectar o celular para as funções principais. Os vidros são manuais, não há sistema de áudio de fábrica, mas a Slate venderá acessórios como caixas de som portáteis e suportes para tablets e smartphones.

Além da configuração padrão, a marca oferece mais de 25 opções de personalização. O veículo pode virar uma SUV com kit próprio, surf truck, caminhonete vintage, SUV com pneus grandes, versão rebaixada, modelo de aventura com rack no teto, entre outras combinações.
Um pacotinho bem interessante
A ficha técnica é surpreendente para um veículo com proposta tão simples. A Slate vai trazer motor elétrico traseiro de 150 kW (201 cv), duas opções de bateria — com autonomia estimada de 150 ou 240 milhas — e conector padrão NACS, que dá acesso à rede de carregadores Tesla.

O tamanho é compacto: 174,6 polegadas de comprimento e 108,9 polegadas de entre-eixos. A altura chega a 69,3 polegadas. A caçamba tem cinco pés de comprimento, oferecendo 35,1 pés cúbicos de volume de carga, além de 7 pés cúbicos extras no porta-malas frontal (“frunk”). A capacidade de carga será de aproximadamente 635 kg, e o reboque poderá atingir cerca de 450 kg.
Vai sair do papel?
A Slate Auto aposta em um caminho que muita gente sente falta: veículos que são, antes de tudo, úteis e acessíveis. Se a startup conseguir cumprir as promessas de preço e entrega, pode abrir uma nova frente no mercado de elétricos, que hoje é dominado por modelos caros e recheados de tecnologias que nem todo mundo quer — ou precisa.

Agora, é torcer para que esse projeto saia do papel do jeito que foi anunciado.