Duster Bombado? Novo SUV da Renault ganha versão inusitada

0
134

O Duster, em sua terceira geração, foi revelado no início de 2024, e mesmo sendo uma novidade recente, já está atraindo preparadores que desejam deixar o modelo ainda mais radical. Um desses preparadores é o concessionário alemão Carpoint, famoso por suas edições especiais de modelos Dacia. A empresa foi a primeira a apresentar um kit de tuning para o novo Duster, trazendo um visual esportivo e ousado.

Novo Duster / Foto: CarPoint
Novo Duster / Foto: CarPoint

Kit tuning ousado e agressivo

A versão Dacia Duster III Carpoint foi apresentada por meio de renderizações digitais, mostrando uma prévia do que está por vir. O kit inclui um kit de carroceria alargado, envelopamento exclusivo, novas rodas e uma suspensão rebaixada, dando ao SUV um visual muito mais agressivo. Porém, o robusto SUV subcompacto foi transformado em uma máquina de presença marcante nas ruas.

Novo Duster / Foto: CarPoint
Novo Duster / Foto: CarPoint

As mudanças de carroceria incluem extensões nos para-choques, para-lamas alargados e uma entrada de ar no capô, além de detalhes nas portas. A Carpoint não divulgou os materiais dos acessórios, mas certamente eles usam materiais mais sofisticados que o plástico reciclado da versão de série do Duster, que utiliza 20% de material reciclado. Toques de vermelho realçam estrategicamente as entradas de ar decorativas, reforçando o visual esportivo.

Foto: CarPoint
Foto: CarPoint

Rodas e suspensão que impressionam

As rodas de liga leve são outro destaque do projeto. Elas aparentam ser de 20 ou 21 polegadas, envoltas em pneus de perfil ultrabaixo e significativamente mais largos do que os originais. Além disso, a suspensão rebaixada reduz a distância ao solo, eliminando as capacidades off-road típicas do Duster, que originalmente tem 217 mm (ou 8,5 polegadas) de altura em relação ao solo.

Foto: CarPoint
Foto: CarPoint

E no Brasil?

Enquanto essa versão bombada do Duster ainda é um projeto exclusivo para a Europa, no Brasil, o Renault Duster ainda é comercializado na versão anterior. No entanto, é apenas uma questão de tempo até que a nova geração chegue por aqui. No mercado europeu, o Dacia ou Renault Duster já está disponível com opções eletrificadas, como o motor E-Tech, que combina um motor a gasolina 1.6 de quatro cilindros com um propulsor elétrico.

Foto: CarPoint
Foto: CarPoint

A linha intermediária traz o motor 1.2 TCe turbo a gasolina, que oferece 130 cv e um sistema híbrido-leve de 48 volts, com tração 4×4. Além disso, nas versões de entrada, há o propulsor 1.0 TCe de três cilindros, com 100 cv, que pode ser abastecido tanto com gasolina quanto com propano.

Foto: CarPoint
Foto: CarPoint

Surpresas por vir

Apesar das mudanças visuais serem impressionantes, a Carpoint ainda não revelou os detalhes sobre possíveis aprimoramentos de desempenho. No entanto, a empresa já mencionou que há “segredos” que serão revelados em breve. A motorização mais potente disponível atualmente no Duster é a versão híbrida autocarregável, que entrega uma potência combinada de 138 cv (103 kW / 140 PS), enquanto a versão mild-hybrid 1.3 TCe com 128 cv (96 kW / 130 PS) e tração integral pode ser a escolhida como base para essa modificação.

Foto: CarPoint
Foto: CarPoint

E agora?

Agora, resta acompanhar de perto as redes sociais da Carpoint para mais novidades sobre essa transformação radical do Duster. Portanto, dado o histórico da empresa, o kit de tuning deve chegar ao mercado com um preço acessível. Vale lembrar que além de customizar Dacias, a Carpoint também oferece veículos completos com kits instalados, prontos para venda.

Foto: CarPoint
Foto: CarPoint

Em suma, o Duster Carpoint é uma criação ousada que traz uma nova cara para o SUV compacto. Com modificações estéticas agressivas e a possibilidade de aprimoramentos de performance, ele promete conquistar o público que busca exclusividade e esportividade em um veículo. Entretanto, resta aguardar a chegada dessa novidade ao mercado e descobrir se o desempenho acompanhará a estética imponente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui