Se prepara, SW4: O Jipão da GWM chega em 2025

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Depois de se consolidar com modelos urbanos como o Haval H6 e o elétrico Ora 03, a Great Wall Motors (GWM) está prestes a entrar no mercado dos jipes 4×4 com o robusto Tank 400 Hi4-T. Este SUV híbrido plug-in, com seus 408 cv, promete ser um forte concorrente, principalmente contra o já estabelecido Toyota SW4.

Foto: GWM
Foto: GWM

Mudança de Planos

Originalmente, a GWM planejava trazer o Tank 500, um SUV de sete lugares, baseado na picape Poer. No entanto, com o adiamento da produção da picape para o final de 2025 e o foco da fábrica de Iracemápolis (SP) na linha Haval, a marca optou por lançar primeiro o Tank 400, um modelo igualmente imponente, mas com visual mais moderno e atraente.

Tank 400 / Foto: GWM
Tank 400 / Foto: GWM

Design e Potência

O Tank 400 Hi4-T exibe um visual musculoso, com ângulo de ataque de 30 graus e vão livre de 22,4 cm. Seu design busca uma estética “raiz”, com rebites expostos e uma presença marcante. Por dentro, o acabamento é superior ao do H6, com materiais suaves ao toque, simulações de madeira e uma central multimídia de 16,2 polegadas, além de um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.

Foto: GWM
Foto: GWM

Entre os destaques tecnológicos, o SUV traz:

  • Dois carregadores por indução para smartphones
  • Bancos traseiros com ajuste elétrico
  • Teto solar panorâmico
  • Porta-malas de 566 litros

Sua motorização combina um motor 2.0 turbo a gasolina com dois motores elétricos, gerando um total de 408 cv e 76,5 kgfm. O câmbio é automático de nove marchas e a tração é 4×4 mecânica, ideal para terrenos off-road. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, com uma autonomia de 105 km em modo elétrico e 800 km no total, atingindo um consumo de 11,4 km/l.

Tank 400 / Foto: GWM
Tank 400 / Foto: GWM

Experiência ao Dirigir

Nosso breve teste com o Tank 400 mostrou que a aceleração impressiona, mas sua suspensão pode ser um pouco suave para terrenos mais acidentados. A direção elétrica é um pouco lenta, comum em veículos desse porte, mas os ângulos generosos garantem facilidade em trilhas. Um dos destaques é a câmera de 360°, que oferece uma visão “invisível” do SUV, ajudando a navegar por obstáculos.

Tank 400 / Foto: GWM
Tank 400 / Foto: GWM

Tecnologia e Segurança

O Tank 400 não economiza em recursos de segurança. Entre os itens, estão:

  • Frenagem autônoma emergencial
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Alerta de ponto cego
  • Assistentes de estacionamento e permanência em faixa

Concorrência com o Toyota SW4

A grande aposta do Tank 400 é competir diretamente com o Toyota SW4 de cinco lugares, oferecendo mais tecnologia, desempenho e custo/benefício. Seu preço deverá ficar em torno de R$ 350 mil, tornando-o uma opção atrativa para quem busca robustez e tecnologia.

Foto: GWM
Foto: GWM

Pontos Positivos

  • Desempenho e robustez
  • Tecnologia avançada
  • Acabamento interno
  • Autonomia elétrica

Pontos Negativos

  • Design genérico
  • Tamanho grande para uso urbano
  • Respostas lentas da direção
Foto: GWM
Foto: GWM

Ficha Técnica – GWM Tank 400 Hi4-T

  • Preço estimado: R$ 350 mil

Motorização:

Combustão: 2.0 Turbo, 16V, 4 cilindros em linha, injeção direta (gasolina)

Elétrico: Dois motores elétricos

Potência combinada: 408 cv

Torque combinado: 76,5 kgfm

  • Transmissão: Automática de 9 marchas, tração 4×4 com bloqueio de diferencial e reduzida

Desempenho:

  • 0 a 100 km/h: 6,8 segundos
  • Consumo: 11,4 km/l (ciclo WLTC)

Bateria: 37,1 kWh

  • Direção: Assistência elétrica
  • Suspensão:
    • Dianteira: Independente, duplo-A
    • Traseira: Eixo rígido com molas helicoidais
  • Freios: Discos ventilados
  • Pneus: 265/65 R18
  • Capacidade do tanque: 70 litros
  • Porta-malas: 566 litros
  • Peso: 2.770 kg

Dimensões

  • Comprimento: 4,99 m
  • Largura: 1,96 m
  • Altura: 1,90 m
  • Entre-eixos: 2,85 m
Foto: GWM
Foto: GWM

Conclusão

O Tank 400 Hi4-T chega para balançar o mercado de SUVs no Brasil, oferecendo uma combinação potente de força bruta e conforto tecnológico. Embora seu design possa não agradar a todos, sua capacidade off-road e tecnologia de ponta certamente atrairão entusiastas de aventuras. Para quem busca um jipe robusto e moderno, ele promete ser uma excelente alternativa ao Toyota SW4.

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