Lançado no Brasil em 2019, o VW T-Cross não demorou para se tornar um dos queridinhos do mercado nacional. Nos dois primeiros meses de 2025, o SUV mais uma vez mostrou que será difícil para seus concorrentes superá-lo no Brasil. O SUV da Volkswagen acumulou 11.867 unidades comercializadas, contra 10.111 do Hyundai Creta e 9.461 do Chevrolet Tracker. Mas, afinal, qual o segredo do sucesso do VW T-Cross no mercado brasileiro?

Motorização e Desempenho
O VW T-Cross oferece duas opções de motorização distintas, atendendo a diferentes perfis de motoristas. A primeira delas é o motor 1.0 TSI flex, que desenvolve 116/128 cv (gasolina/etanol) e 200 Nm de torque. Esse motor está disponível em todas as versões, exceto na topo de linha Highline. Já a versão Highline é equipada com o motor 1.4 TSI flex, que entrega 150 cv e 250 Nm de torque. Em todas as versões, o câmbio é um automático de 6 marchas, com tração dianteira.

Consumo de Combustível
Quando o assunto é consumo, o VW T-Cross também se destaca. De acordo com os dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, o modelo com motor 1.0 turbo apresenta um consumo de 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são ainda mais impressionantes: 11,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.

Já na versão 1.4 turbo, o consumo é de 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, o desempenho é de 11,7 km/l em circuito urbano e 14 km/l em trajeto rodoviário.
Equipamentos e Conforto
Além disso, o VW T-Cross não economiza em equipamentos, oferecendo uma série de itens que garantem conforto e segurança para os ocupantes. Na versão 200 TSI, por exemplo, o SUV vem equipado com central multimídia de 10,1 polegadas, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, rodas de 16 polegadas, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado, direção e vidros elétricos. Além disso, há opcionais como o Pacote Interactive, que inclui rodas de 17 polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e retrovisores rebatíveis com tilt-down.

Na versão Comfortline, o VW T-Cross ganha itens adicionais como carregamento de celular por indução, seletor de modos de condução, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, ar-condicionado digital e retrovisores rebatíveis. Os opcionais incluem o Pacote Sky View II, com teto solar panorâmico, retrovisor eletrocrômico e sensor de chuva, e o Pacote Design View.

Já a versão Highline vem com todos os itens do Comfortline, mas troca o motor 1.0 pelo 1.4 e adiciona rack de teto prata, bancos com revestimento parcial em couro, retrovisor interno antiofuscante, sensor de chuva e estacionamento automático. Os opcionais incluem o Pacote ADAS, com alertas de ponto cego e de saída de faixa com correção no volante, e o Pacote Bi-color, que traz rodas de 17 polegadas diamantadas e escurecidas, logotipos, teto e retrovisores pintados de preto, além de pneus auto selantes.

Dominação
Em resumo, o VW T-Cross continua a dominar o mercado de SUVs no Brasil, e não é difícil entender o porquê. Com uma combinação de motorização eficiente, consumo de combustível equilibrado e uma gama completa de equipamentos, o SUV da Volkswagen consegue atender às expectativas de uma ampla variedade de consumidores.

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