Fiat Toro que se cuide: nova pickup da Toyota chega em 2026

0
37

O segmento de picapes intermediárias no Brasil está super aquecido e a Toyota não quer ficar de fora da festa. A montadora japonesa está pronta para sacudir o mercado de picapes intermediárias no Brasil. Com um investimento bilionário e um projeto desenvolvido localmente, a marca japonesa prepara uma nova picape monobloco que promete rivalizar com a Fiat Toro, Ram Rampage, Renault Oroch e até a futura Volkswagen Tarok.

EPU Concept / Foto Projeção: Motor Zoom
EPU Concept / Foto Projeção: Motor Zoom

A novidade, que por enquanto é chamada de EPU Concept, deve chegar às concessionárias em 2026, sendo produzida em Sorocaba (SP). E se engana quem pensa que ela será apenas mais uma opção no mercado: a Toyota está apostando em tecnologia híbrida, design robusto e um tamanho generoso para conquistar os brasileiros.

Baseada no Corolla, mas com cara de picape

A nova picape da Toyota será derivada da plataforma TNGA, a mesma usada pelo Corolla e Corolla Cross. No entanto, diferente da Hilux (que tem estrutura separada), essa novidade terá carroceria monobloco, um formato que vem ganhando espaço no Brasil por oferecer mais conforto e dirigibilidade.

Foto Projeção: Motor Zoom
Foto Projeção: Motor Zoom

Em termos de tamanho, espera-se que ela tenha cerca de 5 metros de comprimento e um entre-eixos na casa dos 3 metros, o que a coloca em um patamar intermediário – maior que a Toro, mas menor que uma Hilux ou S10.

Foto Projeção: Motor Zoom
Foto Projeção: Motor Zoom

E se você está imaginando um visual parecido com o do Corolla, pode se surpreender. A tendência é que a picape traga um design mais imponente, com grade dianteira marcante, para-choques robustos e uma altura de rodagem elevada – afinal, mesmo sendo monobloco, ela precisa passar a imagem de resistência.

Motorização híbrida (e potente!)

Um dos grandes destaques dessa nova picape será a motorização híbrida flex, algo ainda raro no segmento. A expectativa é que ela utilize um sistema semelhante ao do RAV4, combinando:

  • Motor 2.5 aspirado flex
  • Dois motores elétricos
  • Potência combinada de 306 cv
Foto Projeção: Motor Zoom
Foto Projeção: Motor Zoom

Além disso, há a possibilidade de uma versão híbrida plug-in (PHEV), com baterias de 13,6 kWh e autonomia de até 50 km no modo 100% elétrico. Para quem prefere opções mais acessíveis, a Toyota também deve oferecer uma variante com motor 2.0 flex puro, entregando 175 cv no etanol.

Concorrência acirrada e investimento pesado

A Toyota não está brincando quando o assunto é conquistar espaço no mercado de picapes leves. A nova rival da Toro e Rampage faz parte de um investimento de R$ 12 bilhões da marca no Brasil, que inclui também o lançamento do Yaris Cross ainda em 2024.

Foto Projeção: Motor Zoom
Foto Projeção: Motor Zoom

E a briga promete ser grande: em 2026, além da Toyota, a Volkswagen deve lançar a Tarok, enquanto a Renault e Nissan preparam uma picape baseada no conceito Niagara para substituir a Oroch. Ou seja: o consumidor terá muito mais opções nos próximos anos.

Pré-produção já começou no Brasil

Apesar de o lançamento estar marcado apenas para 2026, a Toyota já está trabalhando nos protótipos da nova picape. O código do projeto já foi revelado: 150D. Fornecedores brasileiros estão desenvolvendo componentes como:

  • Suspensão
  • Faróis e grades
  • Chapas de carroceria
  • Itens de acabamento interno
Foto Projeção: Motor Zoom
Foto Projeção: Motor Zoom

A briga pelas picapes intermediárias vai esquentar!

A chegada da nova picape da Toyota em 2026 promete trazer mais competitividade ao segmento. Com tecnologia híbrida, design moderno e produção nacional, ela tem tudo para ser uma forte concorrente da Fiat Toro e Ram Rampage.

E o melhor: o consumidor sai ganhando, com mais opções, inovação e possivelmente preços mais atraentes. Agora é só aguardar para ver se a Stout (ou EPU) vai cumprir todas as expectativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui