A Toyota acaba de apresentar seu mais novo carro-chefe elétrico, o bZ7, durante o Salão de Xangai. Desenvolvido em parceria com a montadora chinesa GAC, o modelo deve chegar ao mercado chinês no ano que vem com uma missão clara: disputar espaço entre os sedãs elétricos grandões.

Essa parceria é parte de um movimento que tem ganhado força: unir o melhor do Ocidente com o que a China tem de mais avançado em tecnologia. A Audi, por exemplo, também entrou nessa onda ao trabalhar com a SAIC para lançar sua nova submarca elétrica. A tendência agora parece ser globalizar pra baratear — e, claro, evoluir.
Design imponente, mas sem exageros
O bZ7 aposta em um visual elegante e aerodinâmico. A linha do teto tem uma leve queda, o suficiente para passar um ar esportivo sem virar um cupê. De lado, lembra bastante o Toyota Crown Crossover, mas com um toque extra de sofisticação: os faróis em LED mais afilados e os contornos da carroceria entregam uma pegada mais refinada.
Com mais de 5 metros de comprimento, o modelo entra na mesma categoria de tamanho de gigantes como o Tesla Model S, o Mercedes EQE e o BMW i5. Ou seja, presença na rua não vai faltar. A ideia da Toyota é clara: esse sedã será o grande destaque da linha elétrica da marca na China.
Interior tecnológico com pegada premium
Por dentro, a Toyota não economizou em tecnologia. O painel central é dominado por uma tela enorme rodando o sistema Harmony OS da Huawei. O painel de instrumentos é minimalista, e os acabamentos em madeira com luzes ambiente criam um clima sofisticado, mas sem exagerar.
Na parte prática, há carregadores por indução e até botões físicos no console central — um agrado pra quem ainda curte aquela sensação tátil ao dirigir. A marca ainda promete “tecnologia inteligente de última geração”, mas isso por enquanto soa mais como promessa de marketing. A verdade vai aparecer mesmo quando o carro começar a rodar por lá em 2026.
Família bZ crescendo rápido
O bZ7 não veio sozinho. A Toyota também mostrou o bZ5, que nada mais é do que uma versão renomeada do fastback bZ3C. Eles se juntam aos já conhecidos bZ4X, bZ3X e bZ3, completando uma linha que cresce rápido no mercado chinês. E pelo jeito, a marca está mesmo focando sua eletrificação por lá.
Apostando Alto
O Toyota bZ7 mostra como a marca japonesa está apostando alto no mercado chinês com um sedã elétrico grande, refinado e recheado de tecnologia. Apesar de suas dimensões generosas e da promessa de ser o topo da linha, tudo indica que ele deve permanecer exclusivo para o público chinês — pelo menos por enquanto. Mas, em um cenário onde tudo muda rápido no mundo dos elétricos, nada impede que ele surpreenda o resto do mundo num futuro não tão distante.